Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

129. Ode às minhas amigas

 

Recebi hoje do meu primo carioca, Sérgio:

Frase do dia:

"Quando uma mulher sofre em silêncio é porque seu celular está sem crédito".

E ainda perguntou se é meu caso. Claro que é! Principalmente agora do Infinity da Tim.

Ao ler isso ai, você ja vai entender de cara, né dna Beta Nogueira, rs.

Pois, é. Eu e essa dona bonita, ontem a noite, conversamos de quase cair a língua. E as risadas… Sobre o que? Sobre tudo e sobre nada! Quem precisa de assunto para conversar com uma amiga?

Por isso hoje acordei resolvida a escrever sobre minhas amigas. Porque só de pensar nelas, meu coração já recobra ânimo.

Família é tudo. Galera da igreja e da ABU são sempre especiais. Colegas de trabalho… Ter namorado também é bom. Namorados são legais. O meu mesmo é bem legalzim [:-p]. Mas as amigas… Ahhhhh as amigas!

São delas nossas melhores risadas. E as frases mais espontaneamente inteligentes, rs. As tiradas mais inusitadas. As piadinhas mais… (Haaam, esse povo que adora tirar sarro com a cara da gente!)

Sei lá como explicar esse trem de amiga. Eu só sei que é bom e imprescindível.

Às vezes, até os momentos que seriam os mais dolorosos ao serem lembrados, trazem um afeto, ou alegria. Dias e momentos são ressignificados.

Não dá pra entender, como se lembrar de uma reunião de emergência num domingo à tarde para tratar o término de um namoro de sete anos, pode ser uma recordação afável. Ou como uma quarta-feira na livraria do shopping pode transformar uma noite banal numa data para ser comemorada anualmente, com direito a livro escolhido para a posteridade. (Por falar nisso, a data foi ontem, viu Clube das Amigas Flores!). E ir ao primeiro casamento do clube e estar feliz como se fosse a gente que estivesse casando. E transformar o marido da amiga no nosso Hitch.

Há essas amigas de sempre. Que nasceram com a gente. Crescemos juntas. Já fizemos listas de viagens. Vestimos parecido. Compramos coisas iguais. Ensaiamos, saímos, oramos, conversamos, fomos a todos os aniversários. Conhecemos e sabemos todos os namoros e rolos. Gastamos extensas horas ao telefone, depois de ter acabado de chegar de alguma “saída”. Que tem o descaramento de ficar pedindo pão de queijo e bolo de chocolate para a mãe da gente. E fica de coisinhas com o nosso pai.

Mas há amigas que vem e a gente nem vai com a cara delas de início. E a convivência é fruto da obrigação. Que temos que fazer parte do grupo, até esse grupo se tornar uma equipe. E de tardes de estudos, viagens, pizzarias, feijoadas, aniversários, amigo-secreto de livro, e muita discussão sobre assuntos sérios em meio a tantas bobagens. Um “grupo formado de uma evangélica, uma católica fervorosa, uma espírita, uma mais chegada para o Candomblé, e uma católica meia boca”.  E que tira maior proveito disso. E não perde a chance de saber a opinião – religiosa também- da outra e aprender com ela.

Há amigas de longe. Há amigas de perto.

Amiga que cresceu com a gente,casou (roubando o nosso melhor amigo) e mudou, e a gente só se fala por MSN e celular.

Há amigas de encontros de ABU, que a gente vê de quando em quando, mas a conversa no MSN é tão íntima, e nem precisa ser todo dia, e às vezes passamos meeeses sem conversar.

As femininas-revoluncionárias-tradicionais-que-sonham-com-a-gente.

A que faz poema com nosso nome e chama a gente no msn inesperadamente naquele momento bem de angústia, e que a gente fica remoendo suas palavras durante meses...

As primas - do lado de pai e do lado de mãe.

As de sempre.  As nem sempre. As pra sempre.

Há amigas!

Ainda bem que há!

E com elas há risadas, crescimento, desentendimentos, ciúmes, colo, risadas, cumplicidade, alegria, dias bobos, conversas, apelidos, fofocas, ajuda, direcionamento, oração, ciúmes, risadas, presentes, festas, filmes, livros, conversas, saudade, confissões, reclamações, cartinhas, bobagens, decisões, encorajamento, verdade, apoio, histórias, pirraças, silêncio, barulho, conversas, risadas, choro, reuniões, saídas, balada, músicas, segredos, olhares, opinião imprescindível sobre o gatchenho, a receita daquele prato, a bolsa-blusa-saia-sei-lá-mais-o-que para emprestar, as dicas e recomendações, os sonhos, os planos, a lista de…

Ah, não dá pra completar sozinha, é preciso palpites de vocês, amigas!

Eu realmente não poderia viver sem vocês. Eu não seria o que sou sem vocês.

Perto ou longe. Diariamente ou esporadicamente. Conversando ou em silêncio. Eu sei que estão, que estamos, que somos.

E isso basta.

6 comentários:

  1. Que lindo Dani!!! Esse texto comporta sua sensibilidade e alegria. Amei estar contida nele!..rs...rs Só mesmo uma pessoa especial como você, moça do Norte de Minas, nos presentearia com algum assim tão singelo. Saudades! Abraços querida amiga! Bjs! Cassinha.

    ResponderExcluir
  2. E tem jeito de não gostar? Fala sério!
    O que seria da gente sem as amigas? Eu não sei! Sei que com elas sou mais feliz e ainda ajudo em projetos sociais! (qua quá)

    A vida por ser tão simples que até as vezes fica sem graça mas nesses momentos lembro de um trecho de um dos meus favoritos livros:

    "Na vida, algumas das coisas que resolvo desbravar não são tão interessantes como eu achava que seriam. E tomara que eu sempre conte com duas coisas, sempre que minhas expectativas se frustrarem. Primeiro, uma amiga especial com quem possa rir a valer da minha decepção e, segundo, dinheiro suficiente para pegar o ônibus que me levará à etapa seguinte da aventura." Até Amanhã, Robin Jones Gunn

    É bom ter vc por perto nesses momentos, como foi no CN!

    Sis, amo você!

    ResponderExcluir
  3. Gostei, amei, achei lindo demais, ainda mais porque estou presente e participei de muitos desses momentos. Só falta dizer que uma de suas amigas fica dias pra olhar os emails, que é super desligada da net, mesmo casada com um técnico em informática...rsrs

    ResponderExcluir
  4. Owwn Danii, q lindoooo!
    Ameeei e me sentii incluiida aiii!
    Te amooO! mtoo msm....
    bjoO....

    ResponderExcluir
  5. Lindo Dani! Amei!!!
    Só pra constar meu cel só anda sem crédito..rsrs, ah vc sabe, quer dizer o q vc não sabe de mim?? minhas qualidades, meus defeitos, quem eu gosto,quem eu não gosto, o tipo de carinha q me agrada, o q não me agrada, acho q todas estas perguntas vc conseguio responder né.. afinal vc é minha amiga -prima q amooo e q me conhece. Obrigada pela sua amizade!

    ResponderExcluir
  6. Ai que lindo!!!!
    Dani é tão filósofa,
    tão memória de elefante,
    ela lembra das coisas com uma riqueza de detalhes que nos faz voltar no momento do acontecimento, viajar até a hora exata do ocorrido e relembrar, emocionar.....
    Dani, você é muito especial na minha vida, você sabe disso.
    continue escrevendo odes e mais odes às suas amigas e ai que bom!!! eu faço parte dessa lista, que não é pequena não, mas sei também do meu lado especial (modesta eu né?).
    Olha, proponho uma coisa, junte várias odes e escreva um livro, leitores e leitoras não irão faltar. bjssssssssss

    ResponderExcluir