Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

131. Só para as pessoas bonitas


Estou cansada de gente feia. Não de cara. De alma. E não penso que a alma tenha uma feiura permanente. Mas, graças a Deus - gra-ças-a- -Deus-! - temporária.

Por isso, estou aqui soltando um grito da minha alma, que por causa das pessoas feias, tem me parecido bem feinha e consternada.

Estou cansada de gente feia que só reclama. É isso!
Não se preocupem queridos amigos de alma que lamentam da vida junto comigo. O que vocês fazem não é SÓ reclamar. Nós reclamamos, compartilhamos queixas, incertezas e confusões. Mas cada fim de papo (ou email) a alma se embeleza com a conversa. Ela se torna leve, aliviada. E não sobrecarregada. Porque gente feia faz isso com a gente: sobrecarrega a nossa alma.

Estou cansada de gente feia indecisa.
É, gente que parece viver em círculos. Ou sempre em crise, com tendências a nunca resolvê-las. Parecem que nunca vão sair daquilo. Os assuntos, mesmo que mudem, sempre são diálogos inconclusos, obscuros. Todos nós temos nossas crises. Provavelmente diárias, e talvez mais de uma por dia. Mas, elas são processos. Isso significa que vão passar, são sequências e vão para frente. É bom caminhar junto com quem está aprendendo. Mas tem gente que parece que nunca aprende. E isso não embeleza alma de ninguém.

Estou cansada de gente feia que pensa muito.
É, eu sei muito bem o nome deste blog. E não me sinto atraída por pessoas que não usem seus cérebros. Mas teoria demais cansa. “A razão é como uma equação de matemática... tira a prática de sermos... um pouco mais de nós!” (A fé solúvel- Fernando Anitelli)
Com essa musiquinha até eu entendi melhor. O que me cansa é esse apoio nas divagações e rodeios. Sempre com argumentos autojustificáveis em vez do reconhecimento (verdadeiro) da própria humanidade, que implica em não culpar os outros e ter humildade para buscar corrigir as próprias faltas.

Estou cansada de filosofias vãs.
Esse papo de amor a sabedoria, que na verdade é amor a nada que preste. Nada que nos edifique, nos embeleze, que nos faça pensar para aprender, ou para mudar. Isso não é sabedoria. É conhecimento por conhecimento. Não modela os contornos da nossa mente, nem deixa nosso coração iluminado.

Ah, cansada mesmo de gente feia.

Desse jeito até eu vou ficar feia, rs. Mas estou aberta também a dicas de beleza para minha alma. Se tiver, pode mandar (para meu email, é claro).

E muito aberta para [e precisando (de)] pessoas bonitas.
Que trazem felicidade sem dor. Cujas presenças, mesmo que de longe, pacificam nossa alma. Que valorizem o fato de estarmos pensando nelas e gostem de ouvir isso. Que pensem na gente, e digam. Que se abram e se exponham. Com as quais podemos ser vulneráveis confiando que elas também são. Que podem até nos causar dor, ou nos machucar, mas preocupem-se em cuidar da ferida. Que no final da conversa, a gente já sente saudade e não desespero, e não enfado. Gente complexa, mas de acesso simples. E não quem pensa que é.

Gente bonita de verdade.

                                  Pode ser até banguela.

2 comentários:

  1. Acho que sou gente complexa, mas de acesso simples. ;D

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Sempre, Beta. Acesso simples de fácil de encontrar, e de fácil de falar. bjoo

    ResponderExcluir