Pesquisar este blog

sábado, 10 de abril de 2010

117. (Minha) Carta do Som do Céu 2010



 O Som do Céu (SDC) é um evento musical que acontece no acampamento da Mocidade para Cristo (MPC), em Belo Horizonte, sempre na páscoa, e já está na sua 26ª edição.
Tem apresentações artísticas de cristãos evangélicos como: Vencedores por Cristo, João Alexandre, Nelson Bomilcar, Jorge Camargo, Guilherme Kerr, Grupo Logos, Rebanhão, Banda Azul, Carlinhos Veiga, Banda de Boca, Carol Gualberto, Crombie, Expresso Luz, Gerson Borges, Golgotha, Gladir Cabral, Josimar Bianchi, Amart, Sal da Terra, Sondafé, Telo Borges, Roberto Diamanso, variando suas presenças em cada ano.
Este foi o segundo ano em que tive a oportunidade de ir . E a mesma sensação do ano passado, de estar realizando um sonho. Eu já conhecia o SDC e já tinha CDs comemorativos de algumas edições. Conhecia também o pastor Marcelo Gualberto, organizador do evento, desde o NaUPA/96, e depois sua posterior visita a nossa igreja. Queria muito ir. E, graças a Deus, fui. E se Ele permitir, quero continuar indo.
Ir ao SDC é um deleite para nossa alma. Assistir de perto tanta coisa boa. Ficamos impressionados com a riqueza artística cristã evangélica. Há muita gente talentosa em nosso meio, e nós, muitas vezes, nem conhecemos. Gente que tem produzido uma arte que demonstra os valores do Reino, de uma maneira tão bela, criativa e aprimorada, que atrai e fascina não só a nós, conhecedores do Rei, mas daqueles que estão perdidos sem Ele.
Ano passado fui sozinha, provavelmente, a única desta cidade. Vários momentos remetem a várias pessoas daqui que poderiam estar lá também.
Mas, neste ano, eu fui acompanhada. Alguém para chegar aqui e poder relembrar junto os bons momentos vividos lá. Foi Thaís. Minha prima, irmã, companheira de trabalho, de lutas, planos e sonhos.
E isso foi um grande presente. Porque quando estamos imersos naquele universo de tantas novidades, tantas coisas boas, sentimos vontade de ter aquilo para nós também. Vivê-lo no dia-a-dia. O SDC é um EVENTO, não dura para sempre. O que temos conosco é a lida diária.  Os bons momentos vividos lá são uma fonte de inspiração para dia a dia vivermos artisticamente. Na nossa correria e confusão. O que na verdade queremos mesmo, não é viver ali para sempre. É fazer daquilo possível aqui. E nem fazer da nossa realidade aquela de lá, mas incrementá-la.
E a melhor sensação é a do pertencimento. Eu faço parte de um grupo que me possibilita desenvolver muitas das habilidades assistidas ali. Isso não permite ficarmos tristes quando o evento acaba. Antes, faz-nos ter saudade e pressa para voltar para casa.
Além do despertamento artístico/cultural promovido pelo SDC, e tantos outros, há nos exemplos de vida ali, um que me falou muito. Foi o do pessoal do “Sal da Terra”. O Ministério Banda Sal da Terra tem o objetivo de alcançar almas para Cristo e uma maneira muito especial para isso: levar a palavra de Deus de maneira bem nordestina, crendo que Deus inventou a cultura nordestina para ser usada na adoração e louvor dEle.
Um refrão de uma de suas músicas (Coração Nordestino**) tornou-se minha cantiga diária. “Vem, Jesus, liberte o coração do nordestino,/Do homem, do menino que nasceu aqui! / Vem, Jesus, transforme, mude sua história/ Faz ele feliz!”
A lição é a percepção deles de que “...Jesus morreu também pelo Nordeste/ Pelo Sertão, pelo Agreste, pelo sanfoneiro/ Pelo homem sem escola, homem sem vitória/
Pelo violeiro.” **
Na escola em que trabalho, no bairro Cidade Industrial, tenho tentado me lembrar dessa banda que não resmunga pela pobre condição do seu povo, mas acha e leva graça e Graça, para o contexto social que vivem. Buscam ser o som do céu no barulho caótico da sociedade perdida sem Jesus.
Tenho cantado: Vem, Jesus, liberte o coração do norte-mineiro. Do homem do menino que nasceu aqui. Vem, Jesus, transforme, mude sua história, faz ele feliz!
E que Ele tenha misericórdia de nós, dê-nos a graça e o privilégio de sermos usados como instrumentos preciosos em Suas mãos. Que nossas vidas sejam melodias inegáveis do amor dEle, e que o som produzidos por nós seja sempre proveniente do céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário