Pesquisar este blog

sábado, 14 de julho de 2007

53.Para entender minha tristeza


Eu não devo explicações a ninguém. Mas quero explicar algumas coisinhas...


Eu realmente estava triste essa semana. E isso não é novidade alguma, já que como todo mundo, eu fico triste. Assumi essa semana, coisa que não costumo fazer: que não estou bem. Mas talvez tenha “reclamado” demais, e preocupei algumas pessoas ai. E, ontem, fui até intolerante com algumas coisas que me disseram. Rude, muito rude. E, me incomoda agir assim, me entristece. Pior que fiz isso com alguém que me considera e que não merece. E nem se merecesse!

A questão é que tava sob muita pressão essa semana. Contando os segundos para acabar tudo. Tava esgotadíssima, cansada, lutando para ir bem até o final.

É provável que eu não seja condenada por ter agido assim. E até mesmo seja compreendida. Mas eu não queria ter agido assim.

Além da correria do trabalho: Concurso de Culinária das 5as; Concurso de Culinária das 6as (- comi essa semana também atééé...); preparar aulas, ensaiar teatro e música com meus alunos das 8as para um auditório ontem; acordar cedo - nunca tive tanto sono; providenciar os prêmios dos concurso; acabar relatórios para a prefeitura; Além disso, foi também a minha última semana do Inglês, e eu com nada mais que 10 lições atrasadas por conta do Fórum, ainda! e meu aniversário.

Conservatório, ABU, música da igreja? A partir de amanha resolvo, que não dei conta.

To com uns soninhos atrasados ai também. Quem resiste a um show de Zeca Baleiro no meio da semana? E Jota Quest no domingo à noite, mesmo trabalhando as sete na segunda? A gente morre e o trabalho fica ai... rs.

Meu cérebro não tava funcionando mais direito. E por mais que eu tentava, não conseguia organizar pensamentos e sentimentos. Acalmar meu coração.

Realmente fiquei a flor da pele. Sensível demais a umas coisas. Dando importância demais a quem é importante, mas não é tudo na minha vida. Impaciente! Muito impaciente pra esperar... E pra tratar bem as pessoas.

O que mais me chateia, é tratar mal alguém que gosta de mim, porque gosta de mim. Eu sempre critico isso. Mas eu não conseguia ser diferente. Ser educada. Ser amável. Por em prática o que eu acredito: se eu não posso corresponder ao amor que me é dado, sentindo-o por quem sente por mim, apesar da pessoa saber claramente que não sinto o mesmo, tratá-la com a dignidade, o respeito que merece. Ser verdadeira, e não me sentir superior por ser alvo desse amor. É muito lisonjeante saber que algo em mim despertou a atenção de alguém, que merece ser tratado bem por mim, com naturalidade. Ter empatia, fazer com os outros o que eu quero que seja feito comigo, ainda mais que eu não sei o que me aguarda no futuro. E mais ainda nessas questões de gostar!

Mas essa semana...

Eu tentei. orei pedindo a Papai do céu que me ajudasse, que me desse a humildade necessária para isso... Em alguns momentos não consegui não.

Mas as férias (aham- férias! Recesso de duas semanas...) estão ai.

Minha tão desejada pausa de –quem dera!- mil compassos.

Então:

Silêncio por favor
Enquanto esqueço um pouco
a dor no peito
Não diga nada
sobre meus defeitos
Eu não me lembro mais
quem me deixou assim
Hoje eu quero apenas
Uma pausa de mil compassos
Para ver as meninas
E nada mais nos braços
Só este amorassim descontraído
Quem sabe de tudo não fale
Quem não sabe nada se cale
Se for preciso eu repito
Porque hoje eu vou fazer
Ao meu jeito eu vou fazer
Um samba sobre o infinito
Porque hoje eu vou fazer
Ao meu jeito eu vou fazer
Um samba sobre o infinito
(Para Ver as Meninas - Marisa Monte - Composição: Paulinho da Viola).
Vou melhorar tá gente- se Deus quiser, que mesmo com férias, só Ele nos faz melhores. Tô mais leve, mais racional.
Quando cheguei em casa já estava eu de novo.

Apesar que esse recesso vai ser bem corridim por conta do CF da ABU aqui em Moc. Mas pelo menos semana que vem eu acordo na hora que eu bem quiser! (Ô Deus faça que sim!).

Mesmo que seja pouco o tempo, espero que eu consiga manter o que sinto agora:

- Deus está no controle de todas as coisas.
- A vida é muito bela, e eu adoro me divertir e me auto-diverto.
- Deus tem me dado amigos lindos.
- Tance e Linda me amam e colorem a minha vida.
- Dançar é um excelente remédio- dançar o que fôr- tô falando só de forró não.
- Eu amo tocar violão!
- Tem coisa mais bela que O Teatro Magico- e eu tenho o privilegio de conhecer e ter suas músicas.
- Será que ele é tudo mesmo que eu quero? Será que ele é tão bom mesmo quanto eu pinto pra mim? E o incômodo que eu sinto pela impressão que ele passa de se achar tão integralmente superior? E a distância entre atitudes amáveis e a frieza que ele transmite? É mesmo sensível aos outros? E “a cultura ‘cult’ da nossa geração desprezada e desprezível “ que ele critica não o influencia em nada? É tão livre assim de pensamentos? Admirável! E o contrasenso quanto as suas reiteradas críticas ao egoísmo, e o que eu já ouvi do seu esteríótipo de “quem se acha”, de convencido? Seria tão pior assim alguém que se aproxima por carência do que sua a dificuldade que tem de se abrir, de simplificar, de demonstrar afeto? Ele é muti fera sim, muito bom em tudo que faz, inteligentíssimo. Apaixonante! Mas será que se eu der um beliscão, dói? – Está até parecendo, com tudo isso, que “quem desdenha quer comprar”. Mas não é desdem. Querer ainda quero mesmo não sendo querida. Mas esse querer tem que ser friamente analisado. Realmente é acalmar o coração e dar tempo para as respostas irem aparecendo.
- Quero mais careta no retrato, folia no meu quarto.
- Tô sorrindo pra vida de novo.
- Quero minha ALMA gêmea - não, não é aquela história do príncipe encantado, do cavalo não... Meu Shrek mesmo. Mas o mais importante é que tenha alma, coração.
- Quero continuar a ser chamada de Dani colorida- sei lá porque minha aluna me chama assim!
- Que quero estar sempre à disposição das pessoas.
- Sou ruim de natureza. Não tenho luz própria. Qualquer brilho diferente em mim é puramente Graça de Papai do céu. Pouquim que eu não dependa descolore tudo e me torno rude, apática, intolerante, insuportávelmente insistente, reclamona, exageradamente carente, obstinada.

Voltar a viver sem fazer força! O fardo é pra ser jogando sobre Papai do céu. Esperar pelos “segredinhos” que Ele reservou pra minha vida.

Ah, e a gente sabe que sofrer é ruim, mas no final é bom:

É melhor ser alegre que ser triste
Alegria é melhor coisa que existe
É assim como a luz do coração
Mas pra fazer um samba com beleza
É preciso um bocado de tristeza
É preciso um bocado de tristeza
Senão, não se faz um samba, não
Fazer samba não é contar piada
Quem faz samba assim não é de nada
O bom samba é uma forma de oração
Porque o samba é atristeza que balança
A tristeza tem semrpe uma esperança
De um dia não ser mais triste não
Ponha um pouco de amor numa cadência
E vai ver que ninguém no mundo vence
A beleza que tem um samba, não
Porque o samba nasceu lá na Bahia
E se hoje ele é branco na poesia
E se hoje ele é grande na poesia
Ele é negro demais no coração
(Samba da Benção - Oswaldo Montenegro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário