Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de julho de 2011

141 - O fora que você merece



Você já se interessou por alguém e depois esse alguém se desinteressou por você? Estava indo tudo bem, mas o alguém sumiu. Então, você vai desconfiando aos poucos, e você entende o que aconteceu.

Comigo também já aconteceu. 
E ficamos chateados. Com a sensação de que fomos enrolados. Que tomaram do nosso tempo. Por que não nos dizem logo que perderam o interesse?

Mas eu me pergunto se realmente gostaria de sinceridade nesse caso. E como gostaria que essa sinceridade fosse expressa para mim.

Pude pensar nisso melhor quando eu ocupei o lugar do alguém que se desinteressou.

Passei mais de vinte dias procurando as palavras certas. Com um pensamento único: eu vou dizer! Seguido de: eu não sou homem (que adora enrolar a gente). Quero agir corretamente com esse rapaz... mas o que dizer?

Uma coisa é certa, só pessoas bacanas despertam em nós essa preocupação de não magoá-las. Porque quando desinteressamos de uma pessoa não-bacana, é porque descobrimos isso a seu respeito e temos um defeito que torna justificável o desinteresse. Mas quando a pessoa é bacana não. Não deu. Questão de química. Mas como dizer isso sem fazê-la se sentir inferior, ou culpada?

Saberemos dizer, se soubermos resolver isso dentro de nós. Entender que aquela pessoa tem algo que nos agrada, mas não para um relacionamento amoroso. E que ela é digna do nosso respeito e da nossa clareza. Além disso, que ela não é mesmo inferior. Só alguém como nós. Interessada em encontrar o amor, que não está em nós.

Depois disso, dizer: vamos ser amigos não soa falso ou clichê. Mas é o melhor rumo para esse relacionamento. E isso traz felicidade. Por ser honesto, leal, e vantajoso, porque fazer amizades sempre é.

E foi assim que aconteceu.

Confesso que comecei com duas desculpas. Até que ele me disse que já tinha entendido o que tinha acontecido. Eu me rendi. Concordei dizendo que isso era muito chato. Ele respondeu com um pois é, fazer o q? Pedi-lhe perdão por não ter tido essa conversa antes, que odeio enrolar as pessoas. Ele disse que eu não o enrolei, que a vida é assim. E concordamos em tentar sermos amigos. E a conversa continuou...

Consegui cumprir o que tinha em meu coração. Grata a Deus pela clareza de pensamentos, e a compreensão que recebi. Isso é resposta de oração.

Não foi a primeira vez que consegui resolver assim. Sempre venho tentando. Porque há uma voz que me incomoda sempre a resolver questões de relacionamento.

Acho que isso é ser cristão.

Talvez não haja necessidade de dizer diretamente. Vai depender até que ponto você demonstrou interesse. Se foi só aquele interesse de leve, dá para ir conduzindo isso para a amizade. Se saíam, continuem saindo, mas chame a galera. Se se falavam muito, talvez falem um pouco menos, mas assuntos diferentes. 

É necessário avaliar qual surtirá um efeito mais benéfico para a pessoa. Não fuja de uma conversa se sente que ela precisa disso.

O importante é se colocar no lugar do outro. Ser legal. Ser educado. Preocupar-se. Respeitar. Ser honesto.

E ser humilde, acima de tudo.

O mundo dá tantas voltas. Se tudo que eu falei acima não foi convincente, pense que você não sabe que volta o mundo dará. Talvez o desinteresse seja em virtude de aparência, ou diferença cultural, religiosa, sei lá! Nada disso é imutável. Tudo pode acontecer. Interesses podem ressurgir.

Transformar um desinteresse em uma verdadeira amizade é mais vantajoso e inteligente que alimentar uma futura vingança! 

Ah, e peça graça e sabedoria para Deus. Relacionamentos bem resolvidos só Ele tem a fórmula certa e infalível

2 comentários:

  1. Lindo! Disse tudo como é e devemos agir.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a DIRETA da figura...rsrs...e sabe que adoro seus textos pq são honestidade da sua vivência...

    Bjokas

    ResponderExcluir