Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

65.O porquê do nariz de palhaço


Tem tudo a ver com o CF (Curso de Férias da Aliança Bíblica Universitária- ABU, da Região Centro Oeste- CO, que aconteceu aqui em Montes Claros- Moc dos dias 21-28 de julho).

É,
todos os congressos da ABU são fechados com a ceia. A gente sela ali muita coisa. E neste CF, não tinha um pastor no último dia. Fizemos então um memorial, para fechar.

Foi-nos pedido para pegar algum objeto, que serviria como um símbolo, algo palpável, que sempre nos remetesse àquela semana das nosssas vidas. Eu pensei, pensei... Fui até o quarto e peguei o meu nariz de palhaço. Reunimo-nos em grupo de quatro pessoas. E fomos explicar o porquê das nossas escolhas.

Quando eu disse para os garotos que estavam comigo que o CF pra mim foi "O Teatro Mágico", e o nariz de palhaço é a representação desse grupo que tem feito parte da minha vida, o Natan, que não estava no meu grupo, mas ouviu, sorriu e balançou a cabeça concordando. Ele, mais que ninguém ali, entendia o porquê.

O CF pra mim foi "O Teatro Mágico" porque foi um tempo de descoberta. E de eu ser descoberta por todos.
Quem me conhece sabe que nem cinco minutos de conversa, e você vai me ouvir falar deles. Dani Lima e O Teatro Magico é o encontro de almas gêmeas, digamos assim. Como se fosse a " soma de duas metades". Assim como a ABU. São coisas fora de mim que me trazem, que me refletem por dentro.

E quando o Natan me pediu para dar uma palestra e uma oficina, já a uma semana do CF, eu não percebia tanto o chamado de Papai do céu para reecontrar-me comigo, doando me toda a outros.

A palestra foi sobre o capítulo 2 do livro do Paul Freston "Neemias, um profissional a serviço do reino". Depois de tanto estudar, só consegui sistematizar o que falar, quando tudo saiu da minha mente e foi para o meu coração. Não era só entender, era sentir. Huuuum! VER, SENTIR E AGIR (Forum Jovem de Missão Integral -FJMI), foi esse o processo. E quando eu senti, coloquei tudo de mim, inclusive cantar uma musiquinha, da minha coleção de musicas da infância, que é frase do meu msn há uns dois meses: "Leia a Bíblia e faça oração se quiser crescer". Todos cantando em pé, e, fazendo os gestos. Algo tão simples para mim. Tão corriqueiro, tão de sempre, de costume da Tia Dani... e que marcou a galera. Virou uma das frases do CF.

A oficina era sobre Mordomia. Tinha que ter uma musica do Teatro. Claro que tinha. Pensei em uma... E, claro, dias antes do CF, pedi opiniões ao meu consultor-de-tudo-e-qualquer-coisa, para variar, Matheus, que me sugeriu cantar "O Anjo Mais Velho". Falei: "- Ah, Math! Acho que não!". Aham, tá bom! A ficha caiu, e pensei: "-Num é que ele tinha razão!". Então...

Aquele nariz de palhaço no memorial, fazia-me pensar em crer mais em mim. "A fé que você deposita em você". Sempre dependendo de Quem me faz ser completamente eu, meu Papai do céu.

Eu tinha desistido da musica. A idéia inicial era a gente ensaiar para apresentar na noite cultural, última noite do CF. Mas a oficina atrasou, a gente tava sem tempo, ninguém conhecia a música, e eu não queria impor minha vontade...

Por isso o Natan sorriu. Ele me ouviu falar que o CF foi O TM pra mim, e que na oficina eu já tinah desistido da musica... Mas a galera resolveu tentar, e em meia hora, tinhamos a musica e um jogral. Mais meia hora só pra acabar de ensaiar.

Por isso o nariz de palhaço. Porque me lembra O Teatro. E o Teatro me lembra a mim, que é bem a proposta deles. Mas não me sinto uma mera fã, se é que é que existe "mero" fã do TM. Mas Dani é arte. Corpo, alma e espírito. E essa arte do TM... essa coisa poética...

E todas as vezes que eu vir um nariz de palhaço eu vou me lembrar do CF. Assim, do Teatro Magico. O que significa dizer lembrar da coisa mais legal pra mim: eu apenas apresentei o TM para a galera. Apenas dei a idéia, e eles quiseram e fizemos. Apenas uma provocadora... Despertadora...

Também vou me lembrar de acreditar. De ter fé em mim. "A dor e a delícia" de ser eu mesma.

Nariz de Palhaço = CF

Ah, e foi tempo de cura! De esquecer das coisas que ficaram para traz. De desincucar, desapaixonar de certo mané. Ponto final num conto desajustado. Matar os personagens. Ele que já havia sido morto, e ela que tentava seguir em frente prologando momentos que pra ele só foram momentos.

E, quem ama se abre. Quem ama aguarda. Quem ama observa. Quem ama fica de boa. Quem ama sorri pra vida.

"Sol de primavera abre as janelas do meu peito...."

Nariz de palhaço = CF = O Teatro Mágico = coragem= autoconfiança = dependência = cura= descoberta= saudade, saudade, saudade.

Final da história:
Apresentamos a musica e o jogral na Noite Cultural. Foi o encerramento. Quer ver? Clica aqui:


(as letras das musicas estão ao lado das musicas)

2 comentários:

  1. vc tem um belo nariz ai hein.
    kkkkkkkkkk
    a Paz do Senhor. Sou da ABU ARACAJU. Nós da ABU-Aracaju estamos orando por vcs! bjaum! Paz.

    ResponderExcluir
  2. Foi tudo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Foi TM, palco, luz e bastidores... muitos bastidores e esse ano tem mais!
    Bjussssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir